25 de fev. de 2011

A Cidade de Foca Bilota

(publicado no dia 15/07/2010 no antigo blog)

Projeto deve proibir que pais usem "palmadas" para castigar filhos
Palmadas, beliscões e outros castigos físicos aplicados a crianças e adolescentes poderão ficar proibidos, caso seja aprovado um projeto de lei a ser encaminhado nesta quarta-feira ao Congresso Nacional." da Folha.com





  Num lugar não muito distante daqui existe uma cidadezinha bem atípica e com características bem peculiares, como a sorveteria do Moacir, o armazém do Francisco, mais conhecido como bigode, a senhora regando as plantas do jardim e o cheiro de bolo de fubá no fim de tarde. No entanto, ela chama a atenção pela existencia de muitas crianças, todas elas bem educadas e sempre respeitavam os pais. Era comum encontrá-las junto aos seus progenitores brincando no único parque da cidade, logo atrás da Paróquia de São João. Enfim, um lugar tranqüilo, perfeito para quem busca sossego.

   Entretanto, a serenidade da cidade estava ameaçada com a eleição do novo prefeito, o Foca Bilota, não que ele era um cara ruim, muito pelo contrario, ele adorava as crianças, tinha até uma loja de brinquedos e, por sinal, estava mal financeiramente. Herança de seu pai, Sr Bilotão, que faleceu no dia da posse de seu filho,a loja é o orgulho da família, porém, Bilota estava afundando a história da família. Ele tentava de tudo, mas não adiantava, até que um dia ele percebeu o real motivo do péssimo faturamento da loja, era a ignorância dos mais velhos. Todos os dias as crianças da cidade paravam em frente o local com os pais, mas nunca compravam. Os pais sempre insistiam em dizer não para elas,e, em muitos casos, as palmadas acompanhavam o “não”.
  Sendo assim, Foca Bilota decidiu criar uma lei que proíba os pais a aplicar palmadas, beliscões e qualquer agressão física ou moral nas crianças. A decisão teve muita discórdia, os ataques vinham de todos os moradores e entidades, mas não teve jeito, a lei foi implantada e curiosamente a loja começou a vender absurdos. Os pais nunca mais disseram “não” ás crianças.
  Com o passar do tempo, Foca Bilota ficou rico, resgatou o prestígio da família e abriu uma filial. No Entanto, inconscientemente, criou vários problemas na cidade, as crianças deixaram de ir ao parque correr e brincar, elas ficavam em casa jogando vídeo game ou no computador, o índice de obesidade entre eles aumentou 80%, e muitas sofriam com hipertensões e diabetes. O posto de saúde já não estava dando conta da demanda. Os guris estavam sendo reprovados na escola, por esse motivo, faltavam vagas para novos alunos, que começara a estudar em cidades vizinhas.  
  Com a saúde das crianças debilitadas, sem vagas na escola e crianças semi-analfabetas, os pais da cidade decidiram criam uma comissão e levar o problema para o Ministério Público. Deu certo, Foca Bilota foi deposto do cargo de prefeito e com o passar do tempo as coisas foram voltando ao normal, o que não voltou ao normal foi a educação das crianças, muitas ainda cuspiam na cara dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário