24 de mar. de 2011

A inteligência coletiva está cada vez mais individual...



...e não é só isso, me reservei o direito de dizer que não se pode mais chamar de inteligência coletiva e sim burrice individual.
  O termo inteligência coletiva é a explicação para atitudes tomada coletivamente sem que alguém dê uma ordem ou instrução, assim como pássaros no céu voando em formato de V para poder cortar o vento e facilitar a tarefa. Trazendo para o mundo dos humanos, isso fica mais claro quando nos deparamos com multidões, sem que ninguém diga aos poucos duas filas de pessoas se formam, uma de ida outra de volta, facilitando assim a locomoção. Outro exemplo são as palmas, sempre são milimetricamente coordenadas, pode reparar em algum discurso ou espetáculo, não vale platéia do Jô Soares.
  Acredito que a modernidade traz a individualização e faz as relações pessoais ficarem limitadas as redes sociais. Não há mais crianças brincando nas ruas, mães jogando conversa fora enquanto o marido não chega do trabalho. Hoje para falar com vizinhos mandamos uma DM para ele, ou “chamamos a atenção” dele no MSN. E o que isso tem a ver com a Inteligência Coletiva? Nada! Ou tudo. Quando saímos às ruas, tratamos o próximo como um estranho ou inimigo,  temos que andar mais rápido que o outro, corremos ao sair do metrô para fazer baldeação, Pra que Correr?  Se tivermos a oportunidade de furar a fila nós vamos furar, batemos palmas mais alto que o outro, e a tal da cavalheirice? Ficou limitada ao coice apenas.
  Portanto, proponho uma mudança de nome radical para Inteligência Coletiva, a partir de agora podemos chama - lá de Burrice Individual, pois bater palmas sincronizadas para presidente americano que anuncia uma guerra aqui em nosso país enquanto mostramos nossas negras a ele é muita burrice.