17 de abr. de 2012

Você é Bonito ?


Confesso! Olhando assim é um casal feio mesmo.

Frida e Diego Rivera
  Diego Rivera não era magro, forte, elegante, esbelto, muito menos educado, longe disso. Entretanto, sua obra é muito linda e ilustra muito bem o cotidiano dos trabalhadores mexicanos do início do século passado, embora alguns o alegassem de pintar para burgueses, como os Rockefellers, mesmo assim, Diego é um dos artistas mais prestigiados no mundo e bastante querido no México.

Los Sombradores - Diego Rivera 1947
  Frida também era muito feia, manca, tinha apenas uma sobrancelha; diz as más línguas que ela era muito peluda.

  Aos 18 anos sofre um grave acidente de bonde que quase lhe tirou a vida, e essa não foi a única vez que ficou entre a vida e a morte.

  O acidente comprometeu seu útero e Frida jamais poderia ter um filho do próprio ventre, além disso, ela foi obrigada a usar um colete cervical para sempre. A partir dai, a depressão fez parte de seu dia a dia, inclusive em suas obras.

A Coluna Partida - Frida Kahlo 1944
  Mesmo sendo homossexual, casou-se com Diego aos 22 anos, o casamento não era uma maravilha, viviam discutindo e as relações extraconjugais eram normais, Frida, por exemplo, tinha um caso nas escuras como exilado Leon Trótsk.

  Diego também tinha seus casos fora do casamento, a principal foi Cristina, irmã mais nova de Frida. Desse relacionamento, Diego teve seis filhos.

  Frida se separou de Trótsk e Diego de Cristina, o casal retomou o casamento, entretanto, assim como da primeira vez , o casório não deu certo. Também não deram certas as inúmeras tentativas de gravidez.

Mi Nacimiento - Frida Kahlo 1932
  Frida morreu em 1954 no México com 47 anos, Três anos depois Diego morre aos 71 anos. 

  Em suma, Frida e Diego formaram um casal feio, entretanto, suas obras dizem ao contrário, o que os tornam um casal muito bonito, e vai de encontro com o que Aristóteles pensava sobre o assunto, beleza é aquilo que você pode fazer de belo.