25 de fev. de 2011

Aqui não é como lá

(publicado no dia 09/09/2010 no antigo blog)

 O Ex Presidente de Cuba, Fidel Castro, disse recentemente que o modelo econômico do país não funciona mais. Tal declaração deixou muitos cientistas político, professores, jornalistas em estado de excitação, desconfio que alguns tiveram até orgasmo ao ter conhecimento das palavras de Fidel.

  Por sua vez, outros devem ter ficado extremamente chateados com isso, afinal Cuba representava até então a resistência e bravura de ir contra o império americano, e, tudo isso bem na fuça dos Yankes, por esse motivo, tais feitos são dignos de serem destacadas nas páginas dos livros de história, até os que descrevem que a história do mundo acabou em 1989.
  Que o modelo econômico adotado na ilha caribenha não serve mais é nítido e notório, entretanto, nada está perdido, caso o atual presidente Raul Castro venha abrir mercado com o resto do mundo, Cuba não terá que enfrentar certos empecilhos que impeçam o desenvolvimento do país, por exemplo, lá apenas 0,02 de sua população até 15 anos são analfabetos, o saneamento básico atinge 98% das casas cubanas. Lá se investe cerca de 10% do PIB em educação, enquanto no Brasil, esse número não passa de 6%. Cuba tem o maior numero de médicos per capta entre todos os países da ONU, mais que o dobro dos Estados Unidos.
  Portanto, Cuba não é a favela que todos pensam, se a nossa pátria amada salve salve tivesse os índices de desenvolvimento semelhantes aos do país dos Tiranossauros Rex, certamente não precisaríamos pagar convênios médicos e ao mesmo tempo pagar pela saúde pública,não precisaríamos recorrer aos remédios genéricos de empresas de ex Ministros da Saúde e presidenciáveis, não iríamos pagar por escolas particulares e publicas, cursinhos pré- vestibulares, cursos superiores, etc ... etc...etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário