25 de fev. de 2011

Domingo salvo

(publicado no dia 05/07/2010 no antigo blog) 




  Certamente se eu fizesse uma pesquisa com algumas pessoas perguntando sobre o dia de domingo, aposto com quem quiser que a maioria irá responder a mesma coisa. Domingo é um dia morto!

  O domingo é tão chato, que se eu fosse presidente, excluiria o domingo da semana e colocaria dois sábado.

  Meu domingo é quase sempre igual, na parte da manhã, vou ao futebol, depois vou para casa de minha mãe almoçar e ver minhas irmãs, entretanto, logo depois, vem aquele clima que é característico de domingo, nada na TV, nada na rua e é justamente nessa hora que fico pensando em que horas vou tirar meu sagrado cochilo da tarde, sempre, com minha adorável esposa, é um dos melhores momentos do Domingo.

  Ontem não foi diferente, fiz todo meu ritual matinal, estive com as pessoas que gosto e voltei com minha esposa para o nosso apartamento gelado, não por isso desagradável. Decidimos deitar no sofá , onde geralmente cochilamos, perdemos um pouco de QI por assistir Faustão e Programa da Eliana, algo em média de uns 20% de QI foi perdido em poucos minutos. Porém, veio a cochilada, delicia!
 
  O Dia estava se acabando, os pensamentos rondando minha cabeça “puta que o pariu, amanhã tenho que acordar cedo e ir trabalhar. Caralho, por que não nasci rico?”. Acredito não ser o único a pensar assim. Diante de tantos pensamentos sobre o dia seguinte, veio-me a mente a idéia de recorrer aos meus mais de 100 filmes, e quem sabe algum deles possa salvar o dia e Tempos De Paz salvou.

  O filme gira em torno de uma sala de alfândega no porto do Rio de Janeiro em 1945 logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde o refugiado ator polonês Clausewits (Dan Stulbarch) tenta convencer e o ex-torturador da policia de Getulio Vargas e atual interrogador alfandegário, Sr Sugismundo (Toni Ramos) a ficar no Brasil. Para isso, Clausewits terá que usar todos os seus recursos cênicos para comover o tirano e ignorante Sugismundo.

  Em pouco mais de uma hora e quinze minutos, no dialogo travado entre ambos, o interrogador decide desafiar o polonês a fazê-lo chorar. E justamente nessa hora que o ator Dan Stulbarch decide dar um show a parte de interpretação, adotando um português com sotaque polonês Dan consegue fazer o SR Sugismundo chorar, o que era normal, anormal é quem está lado de cá da TV não cair aos prantos.
 
Domingo Salvo

PS¹ : a “critica do filme foi tão curta quando o filme”

PS² : Se você achou brusca a mudança do meu domingo para o filme, essa foi a idéia

PS³ : Uma das coisas mais legais do filme é ouvir o Toni Ramos dizendo “Pica” e “CU”, coisa que nunca vamos ver em novelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário